Sobre o Núcleo de Memória da Faculdade de Medicina

01O Núcleo de Memória da Faculdade de Medicina (NMFM) da Universidade de Brasília (UnB) surge em 2019 como resultado da demanda da direção da Faculdade de Medicina para que objetos antigos que estivessem em laboratórios fossem resgatados e resguardados em ambiente próprio.

Localizado atualmente ao lado do Laboratório de Cardiologia da Faculdade de Medicina, é um espaço em construção que tem como objetivo resgatar, preservar e difundir aspectos históricos da FM.

No momento da coleta dos objetos da realia também foram encontrados

manuscritos, impressos, fotografias, cartazes, publicações e notícias de jornal. A incipiente coleção é composta, portanto, de um acervo museológico de equipamentos e utensílios utilizados no exercício da profissão do médico e do professor de medicina e também do arquivístico relacionado à história da FM. O acervo é proveniente das coletas já realizadas em alguns laboratórios ou por objetos doados por membros de sua comunidade, este que tende a crescer com a retomada dos recolhimentos.

02

O NMFM foi criado, portanto, para que seja possível resgatar, preservar e difundir aspectos históricos da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília por meio da pesquisa de seus potenciais acervos históricos. Especificamente, fazem parte dos objetivos do NMFM recolher, organizar, tratar e difundir o acervo de objetos, promover exposições e realizar pesquisa tendo por base os acervos constituídos, visando à sua extroversão, reconhecimento e valorização da identidade institucional. Para seu funcionamento, o NMFM conta com auxílio financeiro da direção da Faculdade de Medicina e ainda com o apoio de uma museóloga.

 

 

  

03Importante destacar que comumente tais objetos são descartados ou esquecidos dentro dos laboratórios justamente pelo fato de não terem mais função de uso, assim, era mais do que necessário que tal inciativa fosse tomada, e que o tratamento informacional fosse dado aos itens das futuras coleções. É nesta perspectiva que, em comemoração aos 60 anos de Brasília, foi preparada uma pequena mostra virtual elaborada a partir da pesquisa inicial de alguns dos objetos.

A iniciativa de realizar uma Mostra durante o processo de recolha tem como objetivo contribuir para o reconhecimento da importância de tal acervo, além de possibilitar que os membros da

Faculdade de Medicina também reconheçam em seus próprios espaços de trabalho potenciais objetos que possam vir a fazer parte do NMFM

Topo
Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1701 E-mail: fmd@unb.br
Copyright © 2019 - 2021