museu 10 11 2019

 

Obras foram produzidas pela comunidade acadêmica e foram expostas no salão térreo

da Biblioteca Central da UnB entre os dias 23 de setembro e 7 de

outubro, com visitação gratuita

Em setembro de 2019, o Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da UnB organizou a mostra Anatomia Artística, que reuniu conhecimento anatômico e arte em obras realizadas por professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB). A instituição expôs ao público parte de um conjunto de obras fruto das atividades da disciplina de Anatomia Artística, que envolve as comunidades dos cursos de Medicina e de outras áreas, como Artes, Arquitetura e Design. Além de ter promovido uma reflexão sobre a presença da arte nas mais diversas áreas da vida das pessoas, as criações encantaram grande público com ilustrações das estruturas do corpo humano.

A escolha pela sala de exposições da Biblioteca Central teve como objetivo explorar novos espaços e novos públicos que porventura desconhecessem o acervo e a disciplina. Há longa data a anatomia artística na Faculdade de Medicina tem a Profa. Yolanda Galindo Pacheco como importante motivadora, uma vez que esta docente tem se dedicado por anos ao ensino de anatomia humana para alunos da área das artes, e à guarda de obras.

A presença da anatomia em espaços destinados às artes perpassa a produção artística ao longo dos séculos. Grandes mestres foram exímios conhecedores das estruturas anatômicas do homem. Na antiguidade, por exemplo, os livros de medicina ilustrados eram feitos em parceria de médicos com artistas. 

A curadora da mostra, Marianna Soares, que contou com a colaboração da professora de anatomia Yolanda Pacheco, do servidor Elivaldo de Santana e de alunos de graduação em museologia e arquitetura, afirma que arte e anatomia possuem mais conexões do que a maioria das pessoas consegue imaginar. “Michelangelo não teria concebido David se não tivesse total domínio das proporções e estruturas do corpo. Isso o permitiu a reprodução impecável de modelos de corpos humanos e fizeram dele um dos maiores nomes das artes. Essa perspectiva interdisciplinar e a possibilidade de valorizar as excelentes obras de alunos e professores foram fontes de inspiração para este trabalho”, pondera a museóloga do Museu de Anatomia Humana da Faculdade de Medicina da UnB.

Marianna destaca que o trabalho contou com investimento da Faculdade de Medicina no mobiliário necessário para salvaguarda do acervo e divulgação do mesmo, e acrescenta que iniciativas como essas estimulam a produção criativa na academia e contribuem para a valorização do patrimônio museológico de uma instituição.

Devidamente recuperadas e catalogadas, as criações, agora, passarão a compor o acervo da Universidade de Brasília e ficarão sob a guarda da Faculdade de Medicina.

 7. Flávio Maravilha     img 1 05 11 2019    img 2 05 11 2019

 

Descrição das imagens:

1 - Yan Cherment

2-  Catarina S Wilhelms 

3 - Guilherme Franzoni

4 - Marina Torres

5 - Parte da equipe organizadora, Gabriella Parpinelli, Marianna Soares (museóloga), Yolanda Pacheco, Samara Ariana - Obra: Rafaella Lassance

6 - Amanda Dorscheid  

7- Flávio Maravilha

Foto 7: Marianna Soares/Divulgação

Demais fotos: Romário Costa/Divulgação

   

Graduação

Enade 2019

enade 10 11 2019

Leia mais...

Pesquisa e Pós-graduação

Biotério

img 10 07 11 2019

Leia mais...

EXTENSÃO

Exposição sobre arte da anatomia humana

museu 10 11 2019

Leia mais...
Topo
Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1701 E-mail: fmd@unb.br
Copyright © 2019 - 2019