Laboratórios
 

LABORATÓRIOS

DESCRIÇÃO

CIRURGIA EXPERIMENTAL

Com 600m2, conta com completa infra-estrutura para desenvolvimento de pesquisa com animais de pequeno e médio porte, com ar-condicionado central, com seis salas de operação, sendo duas equipadas com eletrocautério, aparelho de  video-cirurgia, pontos de  oxigênio, vácuo, etc. O material cirúrgico, eletrocautérios e foco cirúrgico são de aquisição recente. Além de apoio administrativo, com secretaria, e pequeno auditório, trabalham na unidade dois veterinários e dois técnicos de laboratório. Há uma unidade de anatomia patológica, com técnico, que visa o processamento de todo o  material das pesquisas, tanto de pós-graduação quanto de iniciação científica. Há ainda Alojamento de Animais, com cerca de 600m2 com boas condições de salubridade e conforto aos animais, pesquisadores e funcionários.

 
MULTIDISCIPINAR DE PESQUISA EM DOENÇA DE CHAGAS (LMPDC)

Este laboratório tem 750m2  de área construída para trabalho de pesquisa. Possui salas de pesquisadores, biblioteca e pequeno auditório para seminários e oferece condições didático-pedagógicas adequadas para o treinamento em bancada. Tem uma variedade de equipamentos e infra-estrutura adequados para desenvolvimento de pesquisa multidisciplinar (genética molecular, bioquímica, imunologia, parasitologia e epidemiologia genética). Os equipamentos são modernos e o laboratório é servido por rede de computadores ligados à Internet. Os alunos têm acesso direto à informação. 

  

GENÉTICA MÉDICA

Este laboratório tem 300m2 e é muito bem equipado, oferecendo condições adequadas para pesquisa na área de  genética humana e médica, incluindo uma sala de cultivo de células e tecidos. O laboratório possui infra-estrutura e rede de computadores ligados a Internet. Os equipamentos científicos são adequados para a exploração de técnicas moleculares.

  

IMUNOLOGIA CELULAR

Tem 400m2 e está muito bem equipado para desenvolver pesquisa na área de imunologia e parasitologia. É informatizado, possui infra-estrutura de bancadas adequadas e salas para cultivo de células e de microrganismos. O Laboratório de Imunologia Celular conta com pessoal, área física e equipamentos apropriados para desenvolver projetos de pesquisa em imunologia celular, especialmente de doenças infecciosas. O corpo permanente é constituído por dois docentes-pesquisadores, um pesquisador e quatro técnicos.

  

DE PESQUISAS EM PEDIATRIA/CENTRO DE ESTUDOS DE DOENÇAS CELÍACAS

Moderno Laboratório equipado com aparelhos de PCR (termo ciclador), Leitor de ELISA para estudo de marcadores sorológicos e genéticos da Doença Celíaca.

  

GENÉTICA ANIMAL

Possui 500m2 de área física excelente microscópios e outros equipamentos necessários para a prática de pesquisa na área de genética clássica e molecular. Em adição, ele dispõe de um biotério próprio e é informatizado.

  

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR

Tem 750m2 e tem todos os equipamentos necessários para desenvolver pesquisas na área de biologia molecular. Este laboratório é pioneiro na área de engenharia genética, possui equipamentos modernos como seqüenciador de DNA e computadores com programas para bioinformática, excelentes bancadas e acomodação para muitos alunos e professores.

  

PATOLOGIA CLÍNICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Este laboratório tem aproximadamente 500m2 para atender exames de diagnóstico e pesquisa. O equipamento adequado para o trabalho e possui salas de cultura de células, cultura de fungos patogênicos e processamento de materiais biológicos. Com vários projetos de pesquisa em desenvolvimento, o laboratório é informatizado e ligado à Internet.

  

CENTRO DE ANTATOMIA PATOLÓGICA DO HOSPTIAL UNIVERSITÁRIO

O Centro de Anatomia Patológica (CAAP) conta com várias unidades para processamento de material e realização de técnicas  especializadas de imunohistoquímica, captura híbrida e hibridização in situ. O CAAP possui equipamento de microtomia e microscopia que atende as necessidades nas áreas de diagnóstico e experimental. O CAAP possui programa de especialização médica em patologia com duração de três anos. Atualmente várias linhas de pesquisa são ali desenvolvidas, coordenadas por Docentes desse Programa ou  em colaboração com outros Programas.

  

ENDOCRINOLOGIA E FARMACOLOGIA MOLECULAR

Tem 500m2 possui toda a infra-estrutura necessária para desenvolver pesquisa na área de bioquímica e biologia molecular. É informatizado.

  

BIOQUÍMICA E QUÍMICA DE PROTEÍNAS (LBQP)

Dispõe de toda infra-estrutura necessária para sequenciamento e caracterização molecular de proteínas, análise de proteomas e  bioinformática proteômica. Possui dois espectrômetros de massa - o primeiro, do tipo electrospray triple quadrupole (ES-MS) e o  segundo, do tipo laser desorption - time of flight (MALDI-TOF). Tem 500m2  e é protegido por sistemas de no-breaks e gerador elétrico.

  

VIROLOGIA MOLECULAR

Possui 350m2 de área, é informatizado e está equipado para desenvolver pesquisa na área de virologia e biologia molecular. Possui também as condições necessárias para cultivo de células de insetos utilizadas para expressar proteínas heterólogas e microscópio eletrônico.

  

MEDICINA TROPICAL

Em ampla e bem equipada área anexa ao prédio da Faculdade de Medicina encontra completa estrutura com apoio administrativo, salas  de aula, salas para pesquisadores, biblioteca, auditório e múltiplos laboratórios para análise dos processos atuais de avaliação das doenças tropicais.

  

DERMATOMICOLOGIA

Em área de cerca de 200m2 estão concentrados materiais e equipamentos para cultura análise e avaliação de processos patológicos dermatomicológicos.

  

 PARASITOLOGIA

Em área de cerca de 200m2, mais área para manutenção de animais e insetos, encontra-se capacitada e desenvolvendo pesquisas em parasitologia.

  

FISIOLOGIA PULMONAR

Em área de 150m2, possui um ventilador mecânico para animais de pequeno porte, um monitor multi-paramétrico, duas bombas de infusão, um polígrafo capaz de realizar o registro de medidas biológicas, materiais para realização de cirurgia experimental.

 

 

Além destes são mantidos pelos docentes e pesquisadores na Faculdade de Medicina os Laboratórios de Nefrologia; Laboratório de Fisiologia Cardiovascular; Laboratório de Doenças Auto-imunes e Infecciosas; Laboratório de Gastroenterologia; Laboratório de Endocrinologia; Laboratório de Ginecologia; Laboratório de Pesquisas em Pediatria; Laboratório de  Psico- farmacologia; Laboratório de Morfologia e Histologia; Laboratório de Patologia Geral; e Laboratório de Doenças Auto-imunes. Todos estes laboratórios contam com material e equipamentos básicos e avançados para pesquisa.

 

Ainda é utilizado como campo de atuação o Hospital Universitário da UnB, hospital com cerca de 300 leitos e infra-estrutura básica completa, destacando-se o Centro de Cirurgia Ambulatorial, Laboratório Central de Patologia Clínica, Laboratório de Reumatologia e Doenças Inflamatórias, Laboratório de Fisiologia Anorretal e Esofágica, Laboratório de Sono e Função Respiratória, Centro de Endoscopia e Centro de Imagenologia com recursos de tomografia e ultra-sonografia e um moderno aparelho de Ressonância Magnética Nuclear. Os animais de experimentação vem sendo fornecido pelo Biotério Central da Universidade de Brasília e por uma empresa privada conveniada, BIOAGRI, e são mantidos em alojamento próprio localizado no prédio da Faculdade de Medicina.

 
 

 

 

Pós - Graduação  da  Faculdade de Medicina / UnB 

Universidade de Brasilia - UnB    Campus Universitário Darcy Ribeiro   -   Asa Norte -  Brasília - DF    -    Brasil      CEP: 70.910-900

Contato:   55  ( 61 )    3107.1914    /   3107.1915    /    3107.1916       Fax: 55 (61) 3107.1907      E.mail: pgfm@unb.br

:Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.