Breve histórico da Faculdade de Medicina

A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília iniciou as suas atividades em 08 de agosto de 1966. O projeto de implantação foi pioneiro e contemplava como objetivo principal “formar um profissional indiferenciado (generalista), capaz de prestar amplos serviços em prol da saúde de uma comunidade e tendo, pois uma compreensão global do setor saúde”.

Os professores Barrozo do Amaral, José Roberto Ferreira e Luiz Carlos Galvão Lobo, sob a coordenação do último, foram responsáveis pela definição da filosofia educacional que seria implantada e que se caracterizou por um currículo integrado por sistemas orgânicos e uma prática inserida plenamente no território. A proposta contemplou comissões de integração horizontal e “comissões de assunto” que tratavam da integração curricular vertical. 

Em 1969, a Faculdade de Ciências Médicas se transformou em Faculdade de Ciências da Saúde e incorporou os cursos de odontologia, enfermagem e ciências biomédicas. Os documentos da época registraram que o curso de medicina, nesse momento, integrado a outros cursos do campo da saúde teria por objetivo “formar médicos aptos a compreender os múltiplos fatores que alteram o equilíbrio indivíduo-meio ambiente, produzindo os processos mórbidos, que encarem a saúde no seu sentido mais amplo de estado de bem-estar físico, mental e social, e que estejam, assim, capacitados a promover, manter e restaurar a saúde não só do indivíduo, mas também da família e da própria comunidade”.

As atividades de formação inicialmente foram realizadas no Instituto Central de Ciências e na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho que envolvia todo o território incluindo o hospital e a rede de unidades de saúde com forte interação com a comunidade.

Em 1987, as atividades de formação em ambiente hospitalar foram transferidas para o atual Hospital Universitário de Brasília, à época denominado Hospital Docente Assistencial que passou a ser administrado formalmente pela Universidade de Brasília em 1990.

O curso acompanhou o desenvolvimento da Faculdade de Ciências da Saúde até o ano de 1999, quando o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação da Faculdade de Medicina como uma nova unidade acadêmica, sendo a sua primeira diretora eleita a professora Tânia Torres Rosa.

A Faculdade de Medicina tem uma história imbricada com a história do Hospital Universitário de Brasília e também trilhou um caminho de integração com os serviços de saúde do Distrito Federal, celebrando em várias ocasiões os respectivos convênios que permitiram o desenvolvimento de atividades de formação na região do Paranoá. Atualmente os estudantes realizam atividades de formação e extensão predominantemente na denominada Região Leste de Saúde.

Ao longo dos anos, o perfil da formação oferecida aos estudantes foi debatida e atualmente a visão que norteia o processo educacional avança, tendo como objetivo o fortalecimento da experiência no território, e pretende alcançar a meta de formação em um sistema integrado em linhas de cuidado que envolva os diversos níveis de atenção à saúde de forma organizada e efetiva.

Para tanto, a Faculdade de Medicina iniciou a implantação do seu novo currículo de acordo às novas diretrizes curriculares nacionais desde 2016 abrindo espaço para a formação de profissionais de perfil generalista que atendam prioritariamente às necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS. Dessa forma, a Faculdade de Medicina, volta ao seu ideário original, socialmente referenciado e com elevadas expectativas de contribuir efetivamente para a formação de médicas e médicos capazes de enfrentar os desafios no campo da saúde e contribuir de forma ética, com conhecimento e técnica apurados para uma prática humana e solidária da profissão.

Brasília, 11 de setembro de 2019.

Prof. Gustavo Romero

Documentos Históricos

Projeto original de implantação da Faculdade de Ciência Medicas
Versão em portugês
Versão em inglês
 
A Faculdade de Medicina na palavra dos mestres
 
Prof. Anivaldo Afonso Cantuária
Prof. Antônio Carlos Moretzsohn de Mello
Prof. Antônio Márcio Junqueira Lisboa
Prof. Antonio Raimundo Lima Cruz Teixeira
Prof. Carlos Augusto Costa Pires do Oliveira
Prof. Carlos Eduardo Tosta
Prof. César Augusto Cuba Cuba
Prof. Cleudson Nery do Castro
Prof. Elaine Maria de Oliveira Alves
Prof. Eleutério Rodriguez Neto
Prof. Geniberto Paiva Campos
Prof. João Barberino Santos
Prof. Lúcia Ypiranga de Souza Dantas e Rodriguez
Prof. Maria Silva Sucupira
Prof. Oswaldo Martins
Prof. Paulo Tubino
Prof. Yara Maria Traub-Cseko
Topo
Faculdade de Medicina - Universidade de Brasília-UnB - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte-Brasília-DF Brasil - CEP: 70.910-900
Fone: 55 (61) 3107.1701 E-mail: fmd@unb.br
Copyright © 2019 - 2019